Comitiva da Glada no Clipsas em Estrasburgo e Paris, no Grande Oriente da França

O CLIPSAS, é a maior e mais poderosa entidade de Maçonaria liberal e adogmática do mundo, que hoje comporta mais de 70 Obediências maçônicas em todo o globo.

Chegamos a Paris, visitamos o Museu do Louvre, principalmente as salas egípcias, muito significativas para as Instruções maçônicas.

Maravilhosa foi a nossa visita ao Grande Oriente da França-GODF, a maior e mais importante Potência Maçônica do mundo, hoje com 50 mil membros ativos, com o qual temos um Tratado de Amizade que muito nos honra.

Nosso querido Irmão e amigo, Grão Mestre Adjunto do GODF, Alain Fumaz deixou recomendações sobre a nossa visita, e as portas do Museu Maçônico nos foram franqueadas com total liberdade de visitação, mesmo fora do horário, onde apreciamos uma Constituição de Anderson de 1723 no original, a espada de Lafayette, o avental usado por Voltaire, e dezenas de outras preciosidades. A seguir visitamos alguns dos 20 Templos diariamente ativos no prédio do GODF, que os Irmãos poderão apreciar nas fotos digitais anexas. O Templo nobre é simplesmente suntuoso.

Participamos de uma Sessão, onde houve a Sindicâcia de Candidato na Loja Artes e Ofícios, que em 2011 completa 100 anos. A emoção foi muito grande ao apreciarmos nossas Irmãs participando dos trabalhos normais da mais importante obediência maçônica do mundo, que fez a história do progresso da civilização moderna, tendo iniciado todos os grandes maçons dos últimos 300 anos, inclusive os Pais da Independência dos Estados Unidos, todos iniciados no Grande Oriente da França-GODF..

Mesmo no Brasil, a Independência, República, Libertação dos escravos, lei do divórcio, etc, são o fruto do trabalho das Lojas de Rito Moderno cujo patrono é o GODF.

A seguir fomos para Estrasburgo, uma bela cidade, e o encontro do CLIPSAS se deu no Hotel Holliday Inn, com a recepção das comitivas, e no dia subsequente realizou-se o Colóquio, sob Presidência do Grande Maçom, Marc-Antoine Cauchie, General da OTAN na vida profana, onde apresentamos a Tese anexa: CLIPSAS, 50 ANOS, BALANÇO E PERSPECTIVAS, no qual aproveitamos os princípios pétreos da GLADA, liberais e adogmáticos constantes de nossa Constituição e Manuais de Instrução, em perfeita consonância com os ideais do CLIPSAS.

Nossa Tese já se encontra no site do CLIPSAS: www.clipsas.org, Colóquio 2011, Glada, em espanhol.

A seguir houve a Assembléia com a votação do novo Presidente do CLIPSAS, quando foi eleito o Ilustre Irmão e amigo Antonio Reis, Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, grande maçom, muito culto, poliglota e encarregado pela União Européia para redigir a história da Europa. A seguir houve o jantar de gala, a Cerimônia Ritualística presidida pelo Grão Mestre do Grande Oriente da França, Guy Arcizet, e o jantar de despedida.

Tudo compartilhado com gente do mundo todo, em União e Cadeia Fraternal, estabelecendo-se notáveis amizades e preparo de novos Tratados.

Não poderiamos deixar de agradecer aos participantes da Comitiva composta por:

  • Antonio Facciollo Neto - Grão Mestre,
  • Vera Facciollo - Grã Mestra Adjunta,
  • Salette Barros Zornoff - 1ª Grande Vigilante e Juiza do Tribunal Maçônico,
  • Luiza Gomes da Silva - Grande Mestre de Cerimônias,
  • Edlamar Provesi - Grande Secretária de Cultura, e PM da Loja Mirach de Itajai
  • Regina Cugnier Doin - Venerável da Loja Academia de Itajai,
  • Benedito do Rosário Machado, 1º Vigilante - Lojas Patrimônio Histórico
  • Celso Rogério Slomsky - das Lojas de Curitiba - PR
  • Ricardo Rodrigues - das Lojas de Curitiba - PR
  • O Grão Mestrado agradece de coração a cooperação, amizade, desprendimento

E espírito maçônico de todos os acompanhantes que merecem Nota 10, pois foram exemplares, e merecem um voto de louvor pelo modo correto e responsável de suas posturas de apoio à GLADA e ao Grão Mestre.

Recebam com carinho nosso TFA e votos de União, Trabalho e Progresso,

Antonio Facciollo Neto - Grão Mestre
Vera Facciollo - Grã Mestra Adjunta
Maria Helena Campanha Lima - Grande Secretária de RRel:. Interiores