Confederação Interamericana de Maçonaria Simbólica CIMAS em Mendoza – 2013

Este 7º Encontro da CIMAS, realizado entre os dias 26 e 29 de setembro de 2013, foi promovido pelo Gran Oriente Federal de La República Argentina (GOFRA), cujo Grão Mestre é o Il:. Ir:. Marcelo Puertas (33º).

Quase todas as Potências filiadas enviaram representantes. A comitiva da GLADA, presidida pela Grã Mestra Adjunta, Il:. Ir:. Vera Facciollo (33º), teve a participação das Irmãs Edlamar Provesi (32º), Zanita Holleben Nahas (4º) e Susana Pereira (A:.M:.), estas pertencentes ao quadro da Loja Mirach nº 37, ao Oriente de Itajaí, Santa Catarina.

O local do Evento foi o Hotel Diplomatic, com instalações e serviços considerados excelentes. O custo do evento foi estabelecido em US$ 250 por assistente. O Hotel -- a preços promocionais, como é de praxe -- e as demais despesas ficaram por conta dos assistentes.

Um coquetel de boas vindas abriu as celebrações, na quinta-feira, dia 26.

A sexta-feira, dia 27, foi inteiramente dedicada à leitura e debate dos temas: “A busca da Verdade na projeção maçônica do Terceiro Milênio” e “O Humanismo frente às novas realidades sociais”.

Foram elaboradas sínteses de ambos os temas, a serem inseridas no site da CIMAS; os trabalhos integrais serão incluídos num CD, distribuído aos inscritos.

No final da tarde fomos a pé até o Memorial da Bandeira do Exército dos Andes (na verdade um pequeno Museu Histórico), situado no Parque Cívico de Mendoza, onde se encontram objetos utilizados na guerra de Independência, e um busto do Irmão José de San Martín, prócer da libertação da Argentina. Ali se prestou emocionante homenagem aos heróis da Independência.

À noite houve um jantar de confraternização no Terraço da Municipalidade de Mendoza; sob uma chuva constante e uma temperatura de 4ºC, foi necessário servir a refeição nas áreas cobertas.

Na manhã de sábado, dia 28, reuniu-se o Diretório da CIMAS para as decisões pertinentes e programação da Assembléia Geral que se seguiria.

À tarde realizou-se a Assembléia Geral da CIMAS, com votação do temário pré-estabelecido. Foi decidido que o próximo Encontro terá lugar em Cajamarca, Peru, em setembro de 2015.

Realizaram-se eleições para renovação do Diretório da CIMAS, em votação secreta, tendo sido eleitos para os próximos 2 anos: para Presidente, o Il:.Ir:. Daniel De Lucia (33º) (GOFRA) e Vice-Presidente a Il:.Ir:. Miriam Tardugno (33º) (GOFMU).

Às 18 horas, houve a Reunião Maçônica Solene em Primeiro Grau, com todos os Irmãos e Irmãs presentes, sob a direção do Grão Mestre da Obediência anfitriã, Il:. Ir:. Marcelo Puertas (33º), no salão nobre do Hotel.

Após a Reunião, um jantar, de excelente qualidade, na Bodega “Los Toneles”, foi oferecido pelo GOFRA.

No domingo, dia 29, pela manhã, realizou-se a 3ª Assembléia da Federação Americana de Supremos Conselhos do Rito Escocês Antigo e Aceito – FASCREAA, sob a direção do seu Presidente, Il:.Ir:. Iván Herrera Michel (33º), no centenário Templo utilizado pelo GOFRA para os Graus Filosóficos. Reunião ritualística no Grau 4º, que teve a presença somente dos Irmãos e Irmãs Representantes das Obediências filiadas, devidamente colados nos Graus do 4 ao 33.

Houve debates sobre o tema “Prepara o Rito Escocês Antigo e Aceito para combater as discriminações sociais?”

Após algumas horas de debates, foram efetuadas diversas mudanças na redação da Declaração de Princípios da FASCREAA, que ficou deveras enriquecida com as novas contribuições.

Procedeu-se à eleição para Presidente da mesma, tendo sido reeleito o Il:.Q:.Ir:. Iván Herrera Michel, sob entusiásticos aplausos.

Um lanche foi servido a todos os presentes ao término da Assembléia, que só ocorreu às 16 horas, encerrando os trabalhos do 7º Encontro da CIMAS.

Nossa comitiva retornou ao Brasil na segunda-feira, dia 30, pela manhã.