A Filosofia Essencial da GLADA

Consciente de que a educação é o alicerce de todos os povos, a GLADA, ancorada na tradição maçônica original, nas experiências da UNESCO e dos mais avançados métodos já adotados pelos paises lideres do mundo, traça sua estratégia de ação para a Nova Era ou Terceiro Milênio, e constante de suas instruções em loja:

01 - a educação deve ser permanente em todos os países do mundo e prolongada durante toda a vida;

02 - as escolas são meios e não fins de ensino; desta forma, a educação, além do sistema estruturado formal, deve extrapolar os muros das escolas, valorizando a formação, o conhecimento e a competência daqueles que aprenderam por outras vias ou sistemas;

03 - a educação deve ser repartida e adquirida por uma multiplicidade de meios. O importante não é saber que caminho o indivíduo seguiu, mas sim o que aprendeu e adquiriu;

04 - a educação das crianças na pré-escola deve ser incentivada, com métodos que explorem suas capacidades criativas naturais;

05 - é preciso abolir as barreiras artificiais e antiquadas que existem entre os diferentes tipos, ciclos e graus de ensino;

06 - os governos devem incluir como prioritária a educação básica, sem descuidar da média e superior, mas nenhuma delas deverá ser motivo de discriminação de salários entre os professores;

07 - devem ser suprimidas as distinções rígidas entre os diversos tipos de ensino, geral, científico, técnico e profissional, e desde o primário deve haver a simultaneidade de ensino teórico, tecnológico, prático, manual, artístico e de entendimento e controle das emoções e sensibilidade;

08 - a finalidade da educação não é a de formar somente para os ofícios e sim de aprender, reaprender e desaprender, para que as novas gerações estejam capacitadas às tarefas diferentes, ao aperfeiçoamento contínuo e readaptadas à reconversão profissional;

09 - não deve a formação técnica ficar apenas a cargo das escolas, mas distribuir-se entre escolas, empresas e educação extra-curricular;

11 - a Universidade deve permitir a abertura e a simplificação para o ingresso, devendo-se extinguir os falsos sistemas de acesso, que não passam de exploração econômica. O ingresso na Universidade Aberta deve ser acessível a todo cidadão maduro e apto;

12 - o acesso a diferentes tipos de ensino e às atividades profissionais deve depender exclusivamente dos conhecimentos, capacidades e aptidões de cada indivíduo;

13 - toda ação alfabetizadora deve articular-se com os objetivos do desenvolvimento sócio-econômico do País;

14 - a nova ética da educação deve fazer o indivíduo mestre e agente de seu próprio desenvolvimento cultural;

15 - os sistemas educacionais devem levar em conta os novos métodos e as novas opções existentes dentro das técnicas do mundo moderno;

16 - apesar das técnicas modernas, é vital a participação dos educadores; o Professor é e continuará sendo a Pedra Angular de qualquer sistema educativo, mas todos eles devem estar preparados para aplicar os novos sistemas educativos, atualizando-se e reciclando-se constantemente;

17 - a função de todo educador é a mesma e tem dignidade idêntica, qualquer que seja o setor em que se exerça, e a distinção entre professores de ensino primário, técnico, secundário e superior ou universitário não deve ser motivo de hierarquização, mas apenas de Ordem seqüencial.

18 - os educadores devem ser formados como especialistas em transmissão de conhecimentos e devem estar preparados para transmitir um ensino simultâneo de ética, moral e cívica, conforme os acervos milenares da humanidade;

19 – os educadores devem aplicar, junto com o ensino normal, as tradições espirituais não sectárias, propiciando a paz interior dos alunos e o controle de suas emoções desordenadas e de suas perturbações psicossomáticas.

20 - deve-se recorrer, junto com os educadores profissionais, a serviços auxiliares de operários, técnicos, executivos, empresários, filósofos, psicólogos, sociólogos, legisladores, etc;

21 - em face da variedade infinita de tipos humanos e de aptidões, além da regra geral, o ensino deve adaptar-se ao educando;

22 - o educando deve ser formado para a vida, e não só para o exercício profissional, por meio de uma extensa e contínua cultura geral.