52ª Assembléia Geral do CLIPSAS, de 9 a 12 de maio de 2013 – Lima - Peru

Extrato sintético do Relatório preparado pela Ir.'. Edlamar Provesi, com revisão e pequenos acréscimos do Irmão Antonio Gonçalves da Costa Neto, e Salette Barros Zornoff, membros da comitiva da GLADA na 52ª Assembléia Geral do CLIPSAS.

1. Na Grande Sessão Branca, a GLADA, por nós representada, recebeu Medalha de Honra por ordem do GM da Grande Loja Constitucional do Peru;

2. Também no encerramento da 52ª Assembléia Geral a GLADA recebeu seu diploma definitivo de membro do CLIPSAS desde 14.05.2005.

3. A GLADA e seus Grãos Mestres, receberam presentes, do GM da Grande Loja Constitucional do Peru e do GROENE, do Equador, representado pela Irmã Marina Muñoz de Medina

4. A delegação oficial da GLADA representou-a de maneira eficiente e condigna nesse magnífico evento, assim decorrido:

Primeiro dia (07.05.13): Primeiro dia livre da Delegação. Durante o Breakfast nosso Irmão Antônio Gonçalves da Costa Neto foi apresentado ao Presidente Honorário do CLIPSAS Marc-Antoine Cauchie e sua esposa. Na oportunidade tomamos conhecimento de que o Presidente do CLIPSAS (António Reis) havia sido acometido de AVC e estaria ausente do evento. Alertamos para que o Presidente Honorário Marc-Antoine Cauchie, com grande experiência e autoridade como General da OTAN, assumisse os Trabalhos.

Segundo dia (08.05.13): Designado no Calendário para recepção e acomodação das Delegações e participantes, permanecemos no Hotel para verificação das Delegações que chegaram e assim manter contato com as Potências conhecidas a fim de continuar o trabalho de nossa representação e fazer contatos de amizade. Fomos a primeira Delegação a fazer Inscrição;

Terceiro dia (09.05.13): Às 20h30m ocorreu a Abertura do Evento comandado pelo Gr M Julio Carlos Pacheco Girón da GL Constitucional del Peru e Coquetel de boas vindas aos convidados. Esteve presente toda a Comitiva da GLADA composta dos seguintes Obreiros: Salette Barros Zornoff, Edlamar Provesi, Antônio Gonçalves da Costa Neto [Comissão nomeada para representação], apoiada pelos obreiros Celso Rogério Slomski, Ricardo Rodrigues Ribeiro e Benedeto Passalaqcua, [representantes das Lojas do Oriente de Curitiba], Juliana Regina Doin, Regina Cugnier Doin, [e o esposo da Regina, Joatham Doin], Zanita de Holleben Nahas e Suzana de Macedo Pereira [representantes das Lojas do Oriente de Itajaí]. A GLADA esteve representada por 11 pessoas.

Quarto dia (10.05.13): Designado no Calendário para Início da Conferência e Colóquio. No horário matutino ocorreram as apresentações dos Trabalhos inscritos no prazo estabelecido com a representação das várias Potências inscritas.

Todos os Trabalhos abordaram o tema previsto: “La Naturaleza de una Masoneria Adogmática. Critério de Aceptación de Nuevas Obediencias en Clipsas, dentro del Llamado de Estrasburgo”. Dentre as conferencias apresentadas destacou-se a da Gran Lodge Humanitas de Austria que defendeu que “gênero não pode ser princípio de irregularidade porque somos livres de sexo e credo” (sic) e também da Gran Logia de Francia que destacou que a “Constituição Francesa, com o Tratado de Tunis, resguarda a igualdade de homens e mulheres”.

Após a apresentação das Exposições, formaram-se três grupos separados por idioma (inglês, francês e espanhol) para elaboração de SÍNTESES, pugnando-se para que fossem feitas reflexões sobre ADOGMATISMO e EVOLUÇÃO INVESTIGATIVA para MANUTENÇÃO das OBEDIÊNCIAS integrantes do CLIPSAS.

Esta parte do Trabalho teve participação ativa de nossos representantes Antônio Gonçalves da Costa Neto e Salette Barros Zornoff em razão da reunião convocada pelo Presidente de CIMAS. Às 17h a Irmã Edlamar Provesi retirou-se para representar a GLADA na Reunião agendada pelo Presidente da CIMAS

Quinto dia (11.05.13): Designado no Calendário para continuação dos Trabalhos da Assembléia Geral, este foi o dia mais cansativo e estressante, pois além da discussão e votação da Ata da Assembléia anterior, também haveria eleição dos Representantes cujos cargos estavam se extinguindo: 3 Vice-Presidentes e o Secretário Geral. Houve também o Comunicado do 4º Vice-Presidente e Tesoureiro MARCO GALEAZZI, sobre a situação Patrimonial do CLIPSAS de 31.12.2012, e 31.12.2011.

Foram mantidos os seguintes Representantes:

CIMAS: Héctor Diaz Montenegro;
AFRICA: Gabriel Nzambila;
EUROPA Stéphane Banuls;
AUDITORES: Marco Hoffmann e Michel Pouzol.

Na votação foram ainda re-admitidas as Obediências: Federação Francesa O Direito Humano, Grande Loja Mista Universal e Grande Loja Mixta de França.

Na admissão de novas Obediências houve o ingresso do Grande Oriente Equatoriano Nova Era (GROENE), ficando para a próxima Assembléia a apreciação de outras cinco: Grande Lodge Mixte Souveraine de France, Grande Loge Universelle de France, Grande Loge Traivillnt au Rite Ecossais Primitif (France), Grande Loge Initiatique Mixte de Madagascar, Gran Logia de Bulgaria.

Foi proposto pelo Bureau e aprovado pelos presentes na Assembléia que nas futuras Investigações para Ingresso ao CLIPSAS os observadores atentem para o Artigo 6º do Regulamento: Potências com um mínimo de 4 anos de existência, mínimo de 80 membros e que sejam três (03) os Observadores com mais de quatro (4) anos de participação no CLIPSAS.

Atualmente estão inscritas e filiadas ao CLIPSAS 73 Obediências internacionais, e várias outras solicitando ingresso.

As próximas Assembléias serão realizadas em: Bruxelas (2014) e Haiti (2015).