III Encontro da CIMAS- Confederação Interamericana de Maçonaria Simbólica

O III Encontro da CIMAS se realizou em Montevideo, e foi sediado pelo Gran Oriente de la Francmasoneria Mixta Universal del Uruguai (GOFMU), cujas instalações espaçosas e lindamente decoradas, com seus três Templos e amplas salas de administração e de convenções, foram muito elogiadas.

Os Irmãos e Irmãs da Potência anfitriã nos receberam com carinho no aeroporto local e no Domingo nos foi oferecido um cocktail de boas vindas. Todo o Encontro foi marcado pela cordialidade, espírito fraternal e esmerada organização.

A presidência do Encontro coube, por votação, à Ir:. Maria Echenique, Grã-Mestra do GOFMU. A Secretaria em língua portuguesa coube aos Iir:. Jacinto Luis Rosa e Maria Helena Campanha Lima. A Comissão de Síntese dos trabalhos foi confiada aos Iir:. Karen Gisele Facciollo e Juan Carlos.

A delegação da GLADA foi bastante numerosa, contando com 19 Irmãos.

Os trabalhos apresentados, todos do mais alto nível, notavelmente confluíam para pontos de vista em comum. Suas sínteses serão publicadas no site da CIMAS e os trabalhos apresentados pela GLADA se encontrarão no site da mesma.

Estavam representadas as seguintes obediências: GOFMU, do Uruguai; GLADA, do Brasil; GLADA do Equador (representada pela Ir:. Marina Muñoz de Medina, Gr:. 33); Grande Loja Feminina do Rito Brasileiro de Mato Grosso (por representação e voto da Ir:. Vera Facciollo); Gran Oriente Masónico Chileno, representada por seu Grão Mestre Héctor Díaz Montenegro, Gr:. 33); Soberano Santuário do Rito de Memphis-Misraim da Argentina (representado por seu Sob:. Comendador Arturo Enrique Morra, Gr:. 33 e 95); Supremo Conselho do Grau 33 do Equador (representado por seu Sob:.Comendador Jorge Ojeda Oliva); Grande Oriente Ibérico de Portugal (como observador, e posteriormente admitido como membro associado, representado por seu Grão Mestre José Serrão); Grande Loja Tradicional de Portugal (como observador, e posteriormnte admitido como membro associado, representada pelo Ir:. Joffre Justino). Ao todo, mais de 150 Irmãos e Irmãs estiveram presentes e participaram ativamente do Evento.

Este III Encontro se destacou por conter na agenda um item relativo aos Graus Filosóficos, que recebeu contribuições e debates. O Relatório e conclusões sobre este item ficou a cargo do Ir:. Arturo Enrique Morra e será inserido no site da CIMAS. Como parte dessa agenda, os integrantes portadores de graus filosóficos puderam assistir a uma cerimônia de iniciação ao 4º grau do Rito Escocês, promovida pelo GOFMU em um de seus Templos.

A Ir:. Dolores Ugarte, ex-delegada da GLADA para o Equador e Grande Oradora da mesma, apresentou seu Projeto de Intercâmbio de Jovens, do qual ficara encarregada no II Encontro, em São Paulo. O Projeto foi aprovado na íntegra e sem emendas, e deverá ser colocado em prática já em 2006.

Uma Declaração final deste III Encontro (“Declaração de Montevideo”) será redigida e dada a público, devendo ser encaminhada também a órgãos governamentais e outras instituições, em dois idiomas.

No dia 20 de setembro uma comissão integrada por representantes do III Encontro (Elbio Laxalte Terra e Maria Echenique, pelo Uruguai; Vera Facciollo, pelo Brasil; Arturo Enrique Morra, pela Argentina e Jorge Oliva, pelo Equador) foi recebida, em entrevista privativa e muito cordial, pelo Dr. Ricardo Ehrlich, Governador de Montevideo - Distrito Federal. Ele declarou ter as portas abertas para propostas e necessidades da CIMAS, sendo parte de seu programa de governo justamente o tema de nosso Encontro: a Integração. A entrevista se revelou proveitosa e o Governador se mostrou muito receptivo a novas idéias e propostas que partissem da Maçonaria Liberal por nós representada.

No dia 21, uma numerosa comitiva percorreu a pé o caminho entre a sede do GOFMU e o Monumento a Artigas, onde foi prestada uma emocionante homenagem ao prócer da independência do Uruguai. Sob guarda oficial, ao toque de clarim, estando os membros da comitiva todos revestidos de insígnias maçônicas, foi depositada uma coroa de flores no mausoléu.

Em cerimônia à parte, no Templo de Rito Moderno do GOFMU, pelo menos doze Tratados de Amizade foram firmados mutuamente entre as Obediências presentes ao Encontro, incluindo alguns de mútuo reconhecimento entre Altos Corpos Maçônicos (Supremos Conselhos). A GLADA firmou Tratados com a Grande Loja Tradicional de Portugal, com o Grande Oriente Ibérico de Portugal e com o Gran Oriente Masónico Chileno, trocando com eles Grandes Representantes; também firmou Tratado de mútuo reconhecimento entre nosso Supremo Conselho e o do Equador, através de seu Sob:. Gr:. Comendador Jorge Ojeda Oliva.

Em diferentes momentos do Encontro, e sob aprovação dos respectivos Grãos-Mestres, várias Lojas se declararam geminadas, ou se propuseram fazê-lo no futuro, no intuito de realizar intercâmbio cultural. Está em vias de efetivar-se a geminação entre a Loja Mirach nº 37 de Itajaí com uma das Lojas da Grande Loja Tradicional de Portugal.

O Ir:. Jocelino Alves, Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Unida do Paraná e representando, como observador, a COMAN (Conferência Maçônica da América Latina, recém-fundada), usou da palavra durante os trabalhos para propor a fusão da CIMAS com a COMAN.

Os Irmãos das duas Potências portuguesas representadas no Encontro, perante a profundidade dos temas abordados e a altíssima qualidade dos trabalhos expostos, além da natural afinidade de seu país com a história do nosso Continente, manifestaram seu veemente interesse em participar da CIMAS, secundando proposta de transformar a CIMAS em Confederação Iberoamericana de Maçonaria Simbólica, e incluir logo também potências espanholas.

O Diretório da CIMAS, em Assembléia, não aceitou a fusão proposta, tendo em vista que a CIMAS, além de ser mais antiga e já possuir sua própria história, foi fundada e idealizada sobre uma Declaração de Princípios muito sólida, completa, profunda, doutrinariamente progressista e rica de significado para uma Maçonaria Moderna, ativa e dinâmica, comprometida com a causa da sociedade e da humanidade – enquanto que a COMAN é apenas uma Conferência de Potências Maçônicas, sem conteúdo programático. Também se preferiu na Assembléia preservar a natureza continental da CIMAS, de maneira a formar um bloco coeso destinado a propor mudanças sociais de interesse regional.

Entretanto, no propósito de unir os esforços da Maçonaria latinoamericana, e vivamente motivada pela perspectiva de novos laços fraternais com os Irmãos de Portugal e Espanha, a Assembléia houve por bem introduzir uma alteração no Regulamento da CIMAS, de forma a poder receber não apenas Potências filiadas do Continente americano, mas também de outros países e continentes, assim como organizações maçônicas – sob o título de “membros associados”. Desta forma, a COMAN poderá vir a filiar-se na CIMAS, se assim o desejar, (e esta participar dos eventos da COMAN), e assim igualmente ambas as potências portuguesas, como era seu intento.

Outra proposta aprovada pela Assembleía da CIMAS foi a extinção do cargo de Tesoureiro, absorvidas suas funções por um vogal, preservando-se a número de 5 componentes do Diretório: um Presidente, um Vice-presidente, dois Secretários e um vogal, que substitui os três anteriores cargos, em caso de impedimento ou ausência de seus titulares.

A proposta de admissão da Obediência peruana – Gran Logia Constitucional del Peru – foi objeto de análise, tendo sido aprovada moção para encaminhar sua sindicância, conforme Regulamento da CIMAS, e, em caso de bons resultados da mesma, já seria aprovado seu ingresso, permitindo assim sua participação como membro filiado regular no próximo Encontro. Para dar seguimento à proposta, aguarda-se a remessa de seus Estatutos e Rituais dos 3 Graus Simbólicos.

Realizadas as eleições para o novo Diretório da CIMAS, este ficou assim constituído: Presidente, Elbio Laxalte, do GOFMU, Uruguai; Héctor Díaz Montenegro, do Gran Oriente Chileno; dois Secretários e um vogal escolhidos entre obreiros do GOFMU.

As alterações do Estatuto e os nomes do novo Diretório da CIMAS poderão ser encontrados no site da CIMAS, muito breve.

Encerrados os trabalhos do III Encontro da CIMAS, os dois dias subseqüentes foram destinados a excursões programadas pelos organizadores do evento, a Sierra de Minas – com descida à sua impressionante gruta de origem vulcânica, numa autêntica visita às entranhas da Terra; Piriápolis, cidade inteiramente construída pelo alquimista e cabalista Francisco Piria, e repleta de símbolos e monumentos iniciáticos, incluindo seu castelo-museu; assim como tour à bela cidade de Montevideo, conhecendo seus museus, monumentos, sítios históricos e belezas naturais; e a Punta del Este, onde se localiza uma das Lojas do GOFMU e sede de um extraordinário museu de arte moderna; e finalmente um ágape fraternal propiciado pela Loja da cidade de Minas.
Os momentos vividos entre os Irmãos durante tais passeios serviram para fortalecer os laços fraternos entre todas as Obediências participantes.

O ágape ritualístico do dia 20, em que se celebrou o décimo aniversário da Loja Librepensadores nº 1 do GOFMU, realizou-se na “Parva Domus”, antiga casa maçônica e atual museu – mansão construída no início do século 20, pleno de beleza arquitetônica, objetos de arte e alfaias maçônicas – uma curiosidade em forma de edificação.

Por votação unânime da Assembléia, o próximo Encontro da CIMAS terá lugar no Chile, em 2007, provavelmente na cidade de Valparaíso.

Diante deste maravilhoso Encontro, e avaliando o progresso e resultados da CIMAS desde sua fundação em 2002, convidamos os obreiros da GLADA e a todos os Irmãos e Irmãs de qualquer obediência latinoamericana para estarem presentes no IV Encontro, a fim de dar seguimento a este extraordinário Projeto, nascido do idealismo dos maçons deste Continente e certamente destinado a impulsionar mudanças significativas e necessárias às nações e povos que nele habitam.

Vera Facciollo