Definição e Princípios Gerais

A ORDEM MAÇÔNICA tem sido definida como "uma Associação de homens sábios e virtuosos que se consideram irmãos entre si e cujo fim é viver em perfeita igualdade, intimamente ligados por laços de recíproca estima, confiança e amizade, estimulando-se uns aos outros na prática das virtudes".

Ou como "um sistema de Moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos".

Ou ainda como "o progresso contínuo, por ensinamentos em uma série de graus, visando, por iniciações sucessivas, a incutir no íntimo dos Homens a LUZ DO CONHECIMENTO HERMÉTICO, que, afugentando os baixos sentimentos de materialidade e de mundanismo, e, invocando sempre o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO e ou Lei Maior Reguladora da Vida e da Natureza , os tornem dignos de si mesmos, da Família, da Pátria e da Humanidade".

Exige de seus membros boa reputação moral e cívica, bem como social, familiar e profissional; adota sinais e emblemas de elevada significação simbólica, os quais, utilizados nos trabalhos maçônicos, servem também para que os Maçons se reconheçam e auxiliem mutuamente, onde quer que se encontrem.

Trata-se, assim, de uma Instituição imbuída dos mais nobres e elevados ideais, cujas metas principais são a defesa da Liberdade, a luta pela Igualdade e a prática da Fraternidade.