Fundação e Filiação de Novas Lojas

Novas LojasNas cidades onde não exista ainda uma Loja da GLADA – e não havendo na localidade pelo menos 7 Mestres Maçons que queiram e possam participar do projeto – é possível fundar uma Loja nova, obedecendo os seguintes passos:

Alguém da cidade em questão (maçom ou não) é escolhido como responsável, e se encarrega de reunir um certo número de pessoas interessadas em ingressar na Ordem. É conveniente que o grupo tenha pelo menos 8 pessoas. Pode-se providenciar com antecedência uma nota na imprensa ou rádio local, e a distribuição de alguns folhetos.

Esposas e filhas de maçons naturalmente podem ser convidadas. A idade mínima para ser admitido é 18 anos. Lowtons -- filho(a)s de Maçons -- sejam da Glada como de outras Obediências podem ser iniciados e o recolhimento de Taxas da nova Loja fica a critério do Grão Mestrado, que a pedido, pode autorizar uma campanha promocional para o crescimento da Loja.

Marca-se uma data (de preferência num Sábado) para reunir o grupo num local -- que pode ser na residência de alguém, numa sala comercial, auditório público, ou até numa sala de convenções de um hotel, conforme as disponibilidades e o número de interessados. A reunião não deve envolver custos elevados e o ingresso será livre a toda pessoa que aí desejar comparecer.

Na data e horário escolhido, e de comum acordo com a sede central da GLADA, um representante (ou todo um grupo de Mestres Maçons) da mesma irá até o local para proferir uma palestra sobre a Ordem, seus propósitos, um pouco da sua história e seus projetos. Responderá a perguntas e esclarecerá dúvidas que surjam na ocasião, explicando os procedimentos necessários para o ingresso, as possíveis dificuldades que o grupo irá enfrentar por motivo da distância, dos custos, da falta de um local apropriado para instalar a Loja, etc.

Em seguida distribuirá aos presentes folhetos ilustrativos da GLADA, contendo basicamente informações sobre sua origem, Princípios Normativos, realizações, etc., e Propostas de Admissão. Se houver no mesmo dia Propostas já preenchidas, elas serão recolhidas e avaliadas, e, se possível, já se procederão às entrevistas com os Candidatos.

Não haverá burocracia desnecessária, porém, os Candidatos deverão preencher os requisitos que são de praxe na Maçonaria em qualquer parte do mundo. Por outro lado, serão obedecidas, é claro, as normas próprias e peculiares da GLADA. Nenhum candidato será admitido sem prévia sindicância, o que é de costume em qualquer Loja regular do mundo.

Se a cidade estiver localizada em ponto demasiado distante de São Paulo ou de outra cidade-sede da GLADA, envolvendo, portanto, altos custos de deslocamento e viagens, pode-se estudar a possibilidade de permanecer aí alguns dias, de forma a dar tempo de já proceder à Iniciação dos Candidatos existentes e ministrar-lhes as primeiras Instruções, deixando também as necessárias informações para a fundação da nova Loja, seus Estatutos-padrão, as obrigações fiscais e legais junto aos órgãos de Governo, normas para a escolha de um local de reuniões e os objetos e móveis indispensáveis para o início dos trabalhos maçônicos.

Em havendo a disponibilidade de 7 Mestres Maçons na ocasião, a Loja pode eventualmente já ser fundada no local, segundo os preceitos da GLADA, e passar, a partir de então, a funcionar em dependências provisórias durante algum tempo. Estatutos, Rituais, Constituição, Regulamentos e normas gerais da GLADA serão fornecidos e explicados adequadamente.

Antes de partir, o grupo-fundador enviado pelo Poder Central da GLADA deixará estipulado um calendário de visitas subseqüentes, a fim de prosseguir nas Instruções, reunir novos Candidatos e preparar os Aprendizes já instruídos para receberem os graus de Companheiro e de Mestre, assim que cumprirem os quesitos de praxe.

Cumpridas algumas formalidades, será fornecida à nova Loja uma Carta Constitutiva Provisória (documento que habilita uma Loja para operar, obedecendo às normas da Potência Maçônica) e um número de registro. Uma assistência direta e constante será dada à nova Loja até que ela possa caminhar por suas próprias forças.

Existindo já na localidade um grupo de pelo menos 7 Mestres Maçons dispostos a participar da fundação de uma nova Loja federada à GLADA, a fundação pode ocorrer quase de imediato (seguindo os procedimentos e ritos habituais na GLADA) e a iniciação de Candidatos pode começar assim que se tenha local apropriado para as reuniões.

O Poder Central da GLADA decidirá, de comum acordo com o grupo de Mestres local, a forma mais conveniente de proceder; a visita de um representante pode ser agendada para dar previamente ao grupo uma palestra de esclarecimento dos propósitos da GLADA, seus projetos de trabalho, sua filosofia e princípios normativos. Uma outra reunião separada pode ser programada também, esta dirigida aos possíveis candidatos à iniciação. A divulgação do evento ficará a cargo do grupo local de maçons e candidatos.

Após estas preliminares, uma vez fundada a Loja, e havendo local para a Iniciação, se marcará data para que uma equipe da GLADA compareça à localidade, e assim, ajudada pelos Mestres da própria cidade, começar os Trabalhos da Loja, iniciando já o primeiro grupo de candidatos.

Caso exista no local uma Loja independente que deseje federar-se à GLADA, basta solicitar filiação por meio de uma prancha, dirigida ao Grão Mestrado. São enviados à Loja os Estatutos-padrão da GLADA, que passarão a reger a Loja. Uma Ata fará constar a decisão dos obreiros da Loja de filiar-se à GLADA, assinada por todos; na mesma Ata constarão os nomes da Diretoria da Loja e seus cargos, dia da semana e horário escolhidos para as reuniões, periodicidade, etc. Ata e Estatutos serão levados ao Cartório local para registro, cumprindo as exigências legais normais em todo Município do Brasil quando da constituição de uma entidade.

Cumpridas algumas formalidades, a Loja receberá uma Carta Constitutiva Provisória e um número de Registro. Um representante da GLADA poderá a partir daí fazer algumas visitas, a fim de esclarecer pontos em dúvida sobre Rituais, instruções, procedimentos, etc., enquanto isso seja necessário.