O Maçom, Um Doador e Construtor Social

1. Convívio Fraternal: 

Em um mundo cada vez mais complexo e cheio de conflitos, a GLADA satisfaz a uma das necessidades mais básicas dos seres humanos: a da amizade e convivência com pessoas que compartilham dos mesmos ideais filosóficos, interesses culturais e busca espiritual, num clima agradável de União e Trabalho.

As relações entre maçons são idealísticas, de ordem fraterna e desinteressada. Cada reunião reforça os laços de camaradagem, respeito e apoio mútuos.

2. Contatos profissionais:

Toda pessoa precisa de uma rede de contatos.

A GLADA representa uma comunidade de profissionais envolvidos em todos os ramos de atividade, que têm como prática ajudar-se uns aos outros sem prejudicar terceiros.

3. Relações humanas:

A GLADA possui um alcance mundial, já que, através de convênios e participação em entidades maçônicas internacionais, abre portas de visitação e de apoio em cerca de 90 países, oferecendo um saudável intercâmbio cultural, inclusive através da boa Internet.

Ser maçom é ser um  CIDADÃO DO MUNDO,  sem descuidar da soberania e da lealdade à sua pátria.

4. Liderança:

A GLADA prepara o maçom para a vida pública, trabalhando pelo bem de todos os segmentos da sociedade.

Congrega líderes e pessoas bem sucedidas.

Servir em cargos maçônicos é sinônimo de maior experiência em liderança.

A pessoa aprende como fomentar as liberdades democráticas, libertando o ser humano das manipulações de poderes políticos, religiosos, comerciais e ou ideológicos.

Cria lideres de pensamento liberal que trabalham por um mundo melhor.

5. Vivência cívica: 

A ligação com uma Loja da GLADA torna seus obreiros melhores cidadãos, pois lhes fortalece o caráter, o pensamento independente e a auto-disciplina, incutindo uma formação ética e virtuosa, o respeito à Lei, o espírito democrático, a tolerância, a justiça e o amor à Liberdade.

Os debates em Loja desenvolvem maior conhecimento da História Humana e despertam o interesse pelos problemas sociais do País e do mundo, assim como a preocupação com a Ecologia.

O resultado disso tudo é a capacidade de atuar mais vigorosamente na sua comunidade.

6. Atualização constante: 

As reuniões semanais de uma Loja da GLADA procuram manter os obreiros atualizados sobre o que está acontecendo na comunidade, no país e no mundo.

A Loja está sempre aberta ao debate sobre os mais variados temas.

E como a composição da Loja ocorre entre pessoas especializadas em diversas artes e ofícios, todos aprendem com todos.

A maçonaria é pluralista por excelência.

7. Satisfação:

Todas as reuniões semanais e atividades sociais e de serviço são interessantes e alegres.

Estudar ou prestar serviços preenchem a alma humana.

8. Expressão verbal:

Algumas pessoas que ingressam em nossa entidade têm timidez e receio de falar em público.

A GLADA permite excelente experiência em oratória, fortalecimento da autoconfiança e aproveitamento de oportunidades no campo da comunicação, coragem e ousadia para lutar pelos direitos civis, essenciais ao cidadão.

9. Estudo: 

Cada reunião em Loja transmite ensinamentos úteis em todos os níveis: História Antiga e Moderna, Arqueologia, Ciência Política, Religiões Comparadas, Arte, Ciências Naturais e Sociais, Filosofia, Humanidades, Fenômenos do Universo, Hermetismo, Cultura Geral, tudo é matéria de interesse para se estudar e pesquisar.

A GLADA possui uma Biblioteca com importantes e variados títulos, estimulando cada Loja a organizar seu próprio acervo.

10. Assistência durante viagens:

Como existem Lojas Maçônicas em todos os lugares do mundo, com bastante freqüência, maçons e seus familiares com as mais diversas necessidades durante alguma viagem conseguiram ajuda através da GLADA.

11. Entretenimento:

Toda Loja organiza reuniões e atividades de entretenimento, as quais são muito importantes para trazer diversão às nossas ocupadas vidas profissionais ou de negócios.

Na GLADA são organizadas reuniões festivas, conferências, convenções, assembléias e institutos nacionais e internacionais, que, além de informação, orientação e progresso educativo, também oferecem distração.

12. Melhoria no trato social:

Todas as semanas, e em vários tipos de reuniões e eventos, a GLADA aperfeiçoa nossa personalidade e habilidades interpessoais, oferecendo ambiente ideal para a interação saudável e descontraída com os semelhantes.

13. Relações familiares:

A GLADA oferece um dos mais gratificantes programas de intercâmbio de jovens do mundo.

Reuniões abertas aos parentes e amigos dos obreiros ajudam a estreitar laços familiares, fazendo com que o cônjuge, filhos e irmãos compartilhem dos interesses culturais e filantrópicos da Maçonaria.

14. Conhecimentos profissionais:

Incentivamos todo maçom a se envolver com o aperfeiçoamento de sua profissão ou ocupação, sirva em comissões de serviços profissionais e participe da divulgação de seu ofício entre os jovens, sempre buscando a realização de talentos naturais, a cultura geral e a melhoria de seu trabalho, em todos os ramos do conhecimento humano.

15. Valores éticos:

Os maçons aplicam em todas as suas atividades a Lei do Triângulo que reflete seus padrões de ética, otimização e aperfeiçoamento das coisas.

Os obreiros são incentivados a agir sempre eticamente em suas profissões e nos relacionamentos familiares e pessoais.

16. Conscientização cultural: 

Encontramos representadas na maçonaria e na GLADA, mundialmente, quase todas as culturas, raças, nacionalidades e crenças políticas, religiosas ou agnósticas.

Em nosso meio encontram-se os cidadãos de maior destaque dos mais variados campos do conhecimento humano.

Os maçons pregam a liberdade de pensar e abominam o fanatismo, o sectarismo, o dogmatismo, a intolerância e a tirania.

Entram em contato com outras culturas e anseiam por trabalhar e ajudar as pessoas de todos os lugares.

Conseqüentemente, tornam-se melhores cidadãos em seus próprios países e aptos a desempenhar missões em todos os segmentos da sociedade.

17. Prestígio:

Os maçons são pessoas de prestígio - líderes de negócios, profissionais liberais, artistas, industriais, executivos, dirigentes, esportistas, militares, religiosos e muitos outros.

Em suas fileiras encontram-se executivos, diretores e profissionais de destaque, ou seja, pessoas de influência acostumadas a tomar decisões.

A maçonaria respeita o cidadão humilde, e suas Lojas os instruem e os elevam de nível.

18. Simpatia:

Os maçons, por sua formação liberal, estudo, cultura geral, educação e interesse filosófico desenvolvidos em convivência nas Lojas, tornam-se pessoas simpáticas e de conversação agradável.

Eles reconhecem que o mérito e o valor das pessoas residem nos sentimentos nobres que alimentam e não na riqueza que possuem ou no seu prestígio social.

Procuram ter uma cultura muito elevada, eclética e universalista, e todos que entram em contato com eles aprendem muito.

19. Ausência de um credo oficial:

Pelo fato de a GLADA ser laica, e não ter caráter político, religioso ou ideológico, não possui nenhum credo oficial.

É uma sociedade aberta, integrada por homens e mulheres que acreditam no aperfeiçoamento íntimo através do estudo e de elevados sentimentos, acreditando no esforço pessoal, na solidariedade e no trabalho incessante pela melhoria da sociedade humana.

Fiél aos antigos usos e costumes da maçonaria original, veta o uso de qualquer livro religioso sectário que venha trazer desarmonia entre seus filiados.

20. Oportunidade para servir: 

A GLADA é formado por Lojas dedicadas a servir à comunidade em que vivem.

Seu interesse máximo é a humanidade, seus produtos de maior valor são a dedicação ao servir e o cumprimento do dever.

Os melhores motivos para tornar-se maçom são a oportunidade de ajudar os nossos semelhantes e o bem-estar interior que resulta de nossas ações.

Cada ser humano aperfeiçoado, e formado com liberdade de pensar e isenção, é uma coluna de sustentação, um pilar indispensável para sociedade humana.

Um Construtor Social.