História da GLADA

Foi fundada a 12 de janeiro de 1986, em São Paulo, Brasil, com quatro Lojas, e participação de Mestres Maçons pertencentes a diversas Potências Maçônicas (Grande Oriente do Brasil, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Direito Humano, Grande Oriente Paulista e Grande Loja da Itália).

Para essa fundação, a GLADA não promoveu qualquer cisão ou dissidência, tendo contado em seu início com a cooperação fraternal de Irmãos de praticamente todas as Obediências existentes em São Paulo. As quatro Lojas fundadoras constituem hoje, juntamente com a primeira Loja de Rito Moderno, Urânia nº 11, as Lojas Patrimônio Histórico da GLADA.

Todas as Lojas da GLADA adotam obrigatoriamente dois Ritos, sendo o Moderno (ou Francês) e o Escocês Antigo e Aceito. São 25 Lojas Ativas no Brasil e Equador além de várias Lojas em formação pelo Brasil 
Fez parte, desde 1993, da União Maçônica Internacional CATENA, entidade que congrega Potências Maçônicas Mistas em quatro continentes. Onde a Soberana Grã-Mestra adjunta Vera Facciollo foi Vice-Presidente em duas gestões.

Desde 2005 , a GLADA é membro ativo e reconhecido do CLIPSAS (Centro de Ligação e Informação das Potências Signatárias do Apelo de Strasburgo) que é a maior organização de maçonaria liberal do mundo, fundada em 1961.

A GLADA trabalha tanto nos Graus Simbólicos (Aprendiz, Companheiro e Mestre) como nos Graus Filosóficos (4º ao 33º do Rito Escocês e 4º ao 10º do Rito Moderno). Possui seu próprio Supremo Conselho independente, que foi reconhecido e recebeu Carta Patente da Grande Loja da Itália, cujo Supremo Conselho do Grau 33 é um dos mais antigos do mundo, fundado em Milão a 4 de abril de 1805, e do qual já foi Soberano Grande Comendador o herói de duas pátrias Giuseppe Garibaldi.