Regras para Tratados Nacionais e Internacionais no Simbolismo (1 a 3), e no Filosofismo dos vários ritos da Maçonaria

Tendo por base que a maçonaria é uma Escola de aperfeiçoamento humano, ancorada em disciplina, ética, responsabilidade, senso do dever e que trabalha pelo progresso, a GLADA não faz Tratados e nem se relaciona com entidades que desrespeitam as Leis de nosso país e que não tenham o devido respeito para com os semelhantes; assim sendo enviará aos interessados que pleiteiam um Tratado com a GLADA, o seguinte questionário, para que declarem por carta a anuência e cumprimento destas regras, com sua confirmação. Só partir disso será começada a troca de documentos relativos ao Tratado de Reconhecimento e Amizade para posterior aproximação e visitação:

Parte 1 – A adequação às leis civís do país

1. Se a Obediência que pleiteia um Tratado de Amizade e Reconhecimento e ou Intervisitação com a GLADA possui constituição, estatutos e regulamento, como entidade sem fins lucrativos, devidamente registrados em cartório ou orgãos equivalentes em seus paises, e se tem endereço fixo;

2. Se tem um mínimo de 5 anos de vida estável. Conforme as informações obtidas a Administração da GLADA se reserva o direito de aceitar ou não a entidade pleiteante;

2.. Se procede a eleições periódicas e democráticas, quem são seus dirigentes, ficando vedado o anonimato. Dirigentes de qualquer entidade civil não podem ser anônimos. A GLADA exige transparência, ética e responsabilidade na relação mútua;

3. Os dirigentes da Potência e suas Lojas não podem ser remunerados no exercício de suas funções. Como em toda a maçonaria, apenas é tolerada a ajuda de custo para exercer o cargo;

3.. Se está ativa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério do Fazenda; (CNPJ), no Brasil, ou Cadastro fazendário de seu país.

4.. Se possui conta bancária em nome da entidade registrada com esse CNPJ (no Brasil), ou equivalente em seu país. ;

5.. Se fornece recibo da jóia, taxas e demais pagamentos efetuados, certificando-se de que estes são efetivamente contabilizados para a obediência, na Conta Corrente da entidade, e nunca a um maçom em particular ou entidade paralela. Se esse item não for cumprido, não há como fazer ou continuar um Tratado;

6. Constatação através de vários procedimentos internos e externos de que os dirigentes são pessoas integras e que honram seus compromissos com terceiros;

7. A GLADA reconhece que toda Obediência Maçônica é por natureza uma entidade sem fins lucrativos e que nenhum cargo maçônico de diretoria eleita ou por nomeação é remunerado. Reconhece também que a as entidades maçônicas não são instituições de caridade e sim de solidariedade humana, portanto a GLADA aceita que as obediências maçônicas recebam o pagamento de Taxas por parte dos obreiros das Potências, Lojas ou Triângulos, desde que sejam contabilizados com integridade, em nome da Potência ou Entidade Maçônica, como:.
despesas de manutenção, aluguel, despesas de construção ou compra de sede, ajudas de custo, despesas gerais de administração, impostos e taxas governamentais, condomínio, impressos, representação nacional e internacional, materiais e apetrechos de uso ritualístico e de preparação dos templos ou oficinas, e montagem dos Cerimoniais dos vários graus, etc.

9. Para enfrentar tais despesas, e para reservar para beneficência maçônica, aceita a cobrança de uma Jóia para o Cerimonial de Iniciação de Elevação e Exaltação aos diversos graus maçônicos dos Candidatos, e de todos os obreiros, taxas e mensalidades, cujo valor é votado pelos membros das Lojas e/ou da Obediência, e as contas são aprovadas em Assembléias Gerais ou Deliberativas, ou Tribunais de Contas. Reconhece que sem essas taxas de manutenção as Potências, Lojas ou Triângulos maçônicos não sobreviveriam.


Para Tratados no Brasil, é obrigatória a obediência à Constituição brasileira, e adaptações paralelas no exterior; e por sua participação no CLIPSAS e na CIMAS, entidades liberais e adogmáticas, a GLADA exige para Tratados, que a Obediência pleiteante seja totalmente laica, e não ponha obstáculos ao ingresso de obreiros por razões religiosas, sexo, condição social, etc., desde que sejam virtuosos e não fanáticos.

A Constituição garante direitos iguais, a homens e mulheres, a quem tem ou não tem religião, a quem crê ou não crê em Deus, já que os seres humanos devem ser julgados pelos seus atos, por seu comportamento em sociedade e não por suas crenças.

Que nas Lojas da obediência, o ateu ou agnóstico respeite aqueles que são deistas, e os deistas devem respeitar os agnósticos, com tolerância mútua, participando em igualdade de condições das sessôes dos dois ritos. A maçonaria é pluralista por excelência.

O maçom da obediência deve ter evolução para viver com gente de todas as religiões e crenças, ateus e agnósticos, e ideologias não extremistas, e dispostos a buscar a verdade, e assim melhorar o mundo que nos cerca, em ação solidária com os outros irmãos. ,

Para Supremos Conselhos ou orgãos assemelhados de Direção e Administração dos Graus Filosóficos ainda se exige:

Que os portadores de Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, e ou 7 a 10 de Rito Moderno, ou o grau máximo de qualquer outro rito, tenham um mínimo de 12 anos de Maçonaria, como interstício universal para terem colado o Grau Maior. Esse o mínimo de tempo de interstício exigido para qualquer Rito Filosófico dar formação cultural e iniciática ao maçom.

A única situação para a concessão desses Graus fora do interstício, somente ocorrerá quando o que o recebeu tenha prestado relevantes e comprovados serviços para o progresso da humanidade, como para uma Ordem Maçônica autêntica, que tenha pelo menos 20 anos de vida estável, a fim de evitar que aproveitadores, arrogantes e fogueira de vaidades, se autopromovam como graus máximos, sem nenhum mérito, formação e ou cultura maçônica. Aceita ainda em situação de guerra, cáos social e grandes tragédias da humanidade que exijam uma rápida reorganização da hierarquia.

Sugerimos a todas as Obediências autênticas e integras, mesmo que não tenham Tratados entre si, que defendam estas regras e princípios a fim de proteger a verdadeira maçonaria contra os trapaceiros e fraudadores. Ou tomamos estas providências imediatamente ou então veremos o ambiente maçônico se transformar num circo ou asilo de loucos, onde muitos alegam ser Napoleão, Jesus Cristo, Buda, Deus, etc..... O cáos.

Fraternalmente,
Antonio Facciollo Neto – Grão Mestre da
Grande Loja Arquitetos de Aquário – GLADA